terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Corporeidade


corporeidade implica a inserção de um corpo humano num mundo significativo, a relação dialética do corpo consigo mesmo, com outros corpos expressivos e com os objetos do seu mundo. A cognição emerge da corporeidade, expressando-se na percepção como movimento. Pensar o lugar do corpo na educação em geral, e na escola em particular, é inicialmente compreender que o corpo não é o instrumento das práticas educativas, portanto as produções humanas são possíveis pelo fato de sermos corpo. Nosso corpo traz marcas sociais e históricas, dessa forma, questões culturais, de gênero e sociais podem ser lidas nele.

Jogos competitivos


Os jogos competitivos, por sua vez, também têm seu papel educacional, quando nos ensinam a lidar com a competitividade existente dentro de nós. Compreender a competição e as emoções relacionadas a ela num ambiente assistido, no espaço da aprendizagem, é uma oportunidade para que as crianças passem a lidar com a realidade do mundo competitivo de maneira mais serena e equilibrada. Afinal, a competição pode gerar diversos conflitos e emoções desagradáveis. Pode levar à comparação, frustração, ao sentimento de vitória ou de derrota, à exclusão, e as situações de aula, quando bem encaminhadas, podem contribuir para ajustar a percepção destes momentos à sua verdadeira dimensão íntima, visando o equilíbrio. No ambiente competitivo bem administrado também estão presentes a necessidade do respeito, a superação de limites e a amizade.

Jogos de Tabuleiros


Os Jogos de tabuleiros estimula nossa paciência estratega e controle. O jogo exige muito raciocínio e lógica de pensamento, ou seja, o participante deve analisar cada passo do adversário para elaborar as suas jogadas.

Quem tem o costume de jogar jogos de tabuleiro certamente está desenvolvendo a sua forma de pensar e participando de uma das modalidades mais inteligentes que existe. As crianças podem aprender esse tipo de jogo, assim elas aprendem a raciocinar e descobrem uma nova forma de diversão.

A diferença entre jogo e esporte

Esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por um confederação regente e competitividade entre opostos.O esporte é um fenômeno cultural e social que influencia e sofre influência da sociedade e muitas vezes seus problemas são os mesmos da própria sociedade.Cada vez mais o esporte se torna parte do nosso mundo social. Ele se relaciona com a vida familiar, com a educação, política, economia, artes e religião. Com maior entendimento é possível mudá-lo de forma que mais pessoas se beneficiem das coisas positivas que ele tem a oferecer Já o jogo é uma atividade recreativa que segue certas regras;
jogo é uma tarefa de rivalidade ,que se busca objetivos (vitoria) normalmente o jogo é realizado entre duas pessoas onde uma é rival da outra , onde tambem entre duas equipes ,onde as equipes literalmente ,trabalham entre si para boas perfomaces ,
esporte é a pratica de algum exercicio!e jogo pode ser jogado em tabuleiro, baralho, computador, videogame... etc!

Educação Física para mim


Antes de cursar Educação física eu pensava em um curso totalmente diferente com poucas teoria e muita atividades física. Mais percebi que estudamos muito e ainda vamos estudar.

A Educação Física é um curso que envolvi muitos conhecimentos em função da saúde,lazer,estética,corpo e etc.

Os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as diversas formas de ginástica estão presentes na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia-a-dia das pessoas, seja como prática nos momentos de lazer, seja como possibilidade para a atuação profissional ou de apreciação na mídia. Na escola, o ensino da Educação Física pode e deve incluir a vivência dessas modalidades como conteúdos, ampliando as possibilidades de os alunos compreenderem, participarem e transformarem a realidade.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Corpo


O corpo para a população é massa um conjunto de músculos ,ossos pele que possui movimentos .

Já para o ensino religioso o corpo tem valor sentimental é como a alma fosse um Deus e o corpo seu templo .
Na história da filosofia tradicionalmente pensa-se ‘corpo’ como o corpo humano, porém, no princípio da filosofia, esta ocupava-se da investigação da alma , investigação sobre os corpos, sendo corpo aqui não apenas referente ao corpo humano.

jogos cooperativos


Os Jogos Cooperativos têm sido considerados uma importante proposta para Educação Física escolar. Embora carecendo de aprofundamento nos aspectos filosóficos, sociológicos, e pedagógicos, é considerada adequada para valorizar a cooperação nas aulas de Educação Física. O objetivo é relatar a experiência de cinco anos, como docente e pesquisador interessado nos Jogos Cooperativos, fazendo uma revisão da literatura disponível, apontando possibilidades e desafios para novos estudos e o trabalho na Educação Física escolar.